Alagoas é protagonista em assinatura de acordo de Cooperação Técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto


Alagoas assinou com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) o acordo de Cooperação Técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). O ato de assinatura ocorreu durante a 22ª reunião Trimestral do Comitê de Economia de Impacto, em Brasília, que contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Com a adesão por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alagoas retoma o protagonismo institucional da política de investimentos e negócios de impacto, além de assumir o compromisso de elaborar o plano estadual de economia de impacto, aliado ao devido funcionamento do Comitê Estadual.

A superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Roberta Bastos, que participou da cerimônia, destaca que a institucionalização do sistema nacional Simpacto representa uma conquista coletiva nacional para os empreendedores de impacto e os grupos de articulação. “Aqui, essa mobilização inicia ainda em 2017 e a nível nacional, significa, também, a estruturação de um plano de trabalho em sinergia com os estados. De maneira imediata e concreta, Alagoas firma o compromisso de alcançar metas para a estruturação de uma economia de impacto no estado. Isto é, o fomento de uma economia mais regenerativa, sustentável e inclusiva para todos”.

Para a secretária Alice Beltrão, o acordo é um marco para Alagoas, promovendo a convergência entre União, estados e municípios para fortalecer o ambiente de negócios para a economia de impacto. “O Sistema chega para apoiar as ações e políticas públicas para o pleno desenvolvimento da Economia de Impacto. Um modelo econômico onde se busca um ambiente de negócios favorável atrelado ao desenvolvimento de soluções para problemas sociais e ambientais. Com isso, temos a geração de emprego e renda, além de contribuir com o bem-estar social, o desenvolvimento econômico e regional”.

O ECOSSISTEMA ALAGOANO

Alagoas conquistou, por dois anos consecutivos, o maior prêmio da categoria - o BNDES Negócios de Impacto, por meio dos empreendimentos alagoanos de impacto: o Nosso Mangue e Amitis. Além disso, conferiram destaque e atraíram investimentos privados, respectivamente, nos programas Shell Startup Engine e Shark Tank Brasil.

Compõem também o quadro de empreendimentos alagoanos, a reconhecida Hand Talk, a maior plataforma de tradução automática de Libras do mundo. Águias Femme, que capacita mulheres em processo de ressocialização e direcionam para o mercado da construção civil. Isobloco, Policoncret, Maeduca, Mulheres conectadas, Agência Sururu, Com Paixão, Cromo Somos, Tropicus e muitos outros.

Por: Livia Leão/Ascom Sedics

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem