Gentileza Gera Tudo de Bom

Gentileza Gera Tudo de Bom


Imagem: renataspallicci


“Gentileza gera gentileza”. Essa é a frase mais repetição e mais conhecida do Profeta Gentileza.


José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, foi um pregador urbano brasileiro, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade.


Costumo dizer que gentileza gera gentileza e grossura gera grossura. 


Isso porque temos a tendência de perceber o que estamos recebendo em termos de tratamento e não percebemos o que estamos emitindo.


Muitas vezes uma cara fechada, de forma involuntária, pode provocar um tratamento mais seco por parte do meio social em que estamos. E aí, a gente responde no mesmo tom. E novamente a resposta vem nessa batida. Então entramos numa espiral dessa frequência, pois nós e o meio interagimos num via de mão dupla. 


Assim como somos influenciados pelo ambiente, nós também influenciamos este. 


A gentileza tem o poder mágico de mudar a frequência vibracional de um contingente. 


Dizem que quando a gente acende uma tocha para iluminar o caminho dos outros, a pessoa que mais recebe a incidência de luz é quem segura a tocha, ou seja, você. 


Portanto, se você toma a iniciativa de mudar um ambiente “pesado”, com sua gentileza, o mais agraciado é você, pois é certo que “gentileza gera gentileza”


O fato é que a gente está mais acostumado com a reação do que com a pro-ação quando se trata de contextos de grupo. E é preciso um certo desprendimento emocional para oferecer um comportamento oposto ao que está recebendo. Mas é possível se treinar. Ao adquirir essa capacidade, você vai perceber que, realmente, só gentileza gera gentileza.


Vale muito a pena, se redirecionar no sentido de provocar e manter um ambiente leve, onde a cordialidade seja preferencial em oposição as respostas secas ou atitudes displicentes.


A gentileza quando praticada de forma incondicional, traz ao emissor uma sensação de bem estar. Pesquisas atestam que quando a gente é gentil com um desconhecido, nosso nível de serotonina, o hormônio da felicidade, aumenta. Mesmo que a outra pessoa nem saiba quem fez o ato de gentileza. 


Portanto, a gentileza além de gerar gentileza, torna a gente mais feliz. E nesse mundo conturbado e cheio de tarefas e solicitações, qualquer gota de felicidade faz diferença na nossa saúde emocional, mental e até física.


Então meu convite para você é:

Vamos praticar a gentileza como forma de sermos mais felizes e ajudar na cura dos males do nosso contexto social, pois está provado: gentileza gera gentileza


Abraço do gentil amigo Carlos Silva

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem