Com o objetivo de ajudar os clientes a guardarem dinheiro, o Santander passa a disponibilizar, a partir de junho, a ferramenta Minhas Reservas para todos os clientes pessoa física com conta ativa no Banco. A nova funcionalidade reforça o compromisso do Santander com a promoção da educação financeira e o desenvolvimento de soluções digitais que impulsionem a autonomia financeira. A expectativa é de que, até 2027, mais de 1 milhão de usuários passem a usar a funcionalidade.
Cada categoria de reserva financeira definida pelo cliente, como por exemplo “Carro novo” ou “Viagem de férias”, renderá 100% do CDI e terá a possibilidade de efetuar resgates imediatos a partir do dia útil seguinte à aplicação, em qualquer horário - ainda que o aconselhável seja realizá-lo após 30 dias a partir da data de cada depósito, evitando a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) regressivo.
Historicamente, os brasileiros enfrentam dificuldades para guardar dinheiro – independentemente de que o motivo principal seja investir os recursos para fazê-los render. De acordo com a Anbima, apenas 11% da população indicou ter aplicado dinheiro em produtos financeiros em 2024, enquanto 22% afirmaram ter feito algum tipo de investimento – porque incluem neste conceito outras categorias de gastos, como iniciar um negócio próprio.
O hábito de constituir uma reserva de emergência é uma primeira alternativa para garantir conquistas a longo prazo.
Por isso, a nova funcionalidade é direcionada para o cliente que quer economizar, mas não necessariamente investir. Além disso, faz parte de uma estratégia de ter o cliente no centro do negócio, permitindo que ele mesmo defina um objetivo de forma personalizada – como a criação de um nome para a reserva -, estabeleça uma meta, com valor e prazo, e acompanhe o atingimento do seu objetivo.
Também destinada a qualquer pessoa que queira guardar dinheiro sem precisar entender os termos técnicos do mundo dos investimentos, a nova ferramenta pode ser contratada com toda a segurança e clareza necessárias no aplicativo. Há pouco mais de um ano, o Santander lançou a oferta Free, com conta corrente e cartão de crédito gratuitos, e passou a oferecer serviços financeiros a uma parcela do público ainda sem acesso ao sistema bancário. Agora, as perspectivas são de que os usuários da funcionalidade passem a se interessar por outros tipos de produtos financeiros.
“Essa é uma novidade valiosa porque simplificamos a entrada no universo dos investimentos para os clientes que nunca guardaram dinheiro ou que guardam, mas não investem. Uma vez dentro do nosso ecossistema, os clientes passam a visualizar uma ampla gama de oportunidades de investimentos, nas mais variadas classes de ativos”, analisa Alessandro Chagas, diretor de Investimentos do Santander.