Prazo para justificar ausĂȘncia no Encceja termina sexta (5)

Quem faltou às provas em 2023 deve informar ao Inep, para fazer o Encceja 2024 de graça. Exame possibilita a certificação do ensino fundamental e médio
  

Termina Ă s 23h59 (horĂĄrio de BrasĂ­lia) da prĂłxima sexta-feira, 5 de abril, o prazo para justificar a ausĂȘncia no Exame Nacional para Certificação de CompetĂȘncias de Jovens e Adultos (Encceja). Quem nĂŁo fez as provas de todas as ĂĄreas do conhecimento em 2023 deve informar os motivos da falta ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep). Isso vale para quem deseja participar do Encceja 2024 gratuitamente.A justificativa deve ser feita no Sistema Encceja.
Quem tiver os motivos de ausĂȘncia ou os documentos reprovados, neste primeiro momento, poderĂĄ fazer uma nova tentativa, entre 15 e 19 de abril, no perĂ­odo de recursos.

O Encceja é uma oportunidade para pessoas que buscam a certificação do ensino fundamental e médio. O período de inscriçÔes para a edição de 2024 serå de 29 de abril a 10 de maio. O Inep aplicarå as provas em 25 de agosto.

Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetĂłria escolar. A participação Ă© voluntĂĄria, gratuita e destinada a jovens e adultos que nĂŁo concluĂ­ram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competĂȘncias, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parĂąmetro para certificar os participantes em nĂ­vel de conclusĂŁo do ensino fundamental e mĂ©dio. O exame tambĂ©m estabelece uma referĂȘncia nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevĂąncia multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.


Por: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Postar um comentĂĄrio

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem