Dividido em quatro mĂłdulos, o curso discorre sobre concepção de leitura, avaliação de fluĂȘncia na alfabetização, perfis de leitores e o papel da escola e da famĂlia na formação de leitores fluentes
O MinistĂ©rio da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf) no Ăąmbito do Programa Tempo de Aprender: Formação Continuada de Profissionais da Alfabetização, disponibiliza o curso fluĂȘncia em leitura por meio do Avamec, um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem. As aulas sĂŁo gratuitas, com carga horĂĄria de 30 horas, e direcionadas especialmente aos professores alfabetizadores e aos coordenadores pedagĂłgicos, para que possam desenvolver as habilidades necessĂĄrias para formação dos estudantes.
Esse tipo de formação Ă© importante jĂĄ que a fluĂȘncia de leitura Ă© o elo que une a alfabetização com a compreensĂŁo do texto e Ă© voltada para crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental, em especial, aquelas do 1Âș e 2Âș ano.
O curso Ă© autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, e estĂĄ dividido em quatro mĂłdulos, sendo eles: a concepção de leitura e de fluĂȘncia leitora; a avaliação de fluĂȘncia na alfabetização; os perfis de leitores e as prĂĄticas leitoras; e como as escolas e as famĂlias contribuem para a formação de leitores fluentes.
Para ser aprovado e obter o certificado, Ă© necessĂĄrio realizar a leitura de cada mĂłdulo, resolver as atividades propostas e atingir, no mĂnimo, 75% de aproveitamento.
Ao final do curso, espera-se que o cursista adquira as habilidades necessĂĄrias para a apropriação e o uso dos resultados da avaliação da fluĂȘncia em leitura, para serem utilizadas a favor dos seus prĂłprios estudantes.
MĂłdulos:
MĂłdulo 1 - Concepção de leitura e de fluĂȘncia leitora
Discorre sobre a concepção de leitura que fundamenta o processo avaliativo das habilidades de leitura em todas as etapas de ensino, de forma a subsidiar as proposiçÔes de estratégias de leitura.
MĂłdulo 2 - A avaliação de fluĂȘncia na alfabetização
Ă destacado como os resultados da avaliação de fluĂȘncia permitem a proposição de iniciativas mais adequadas para a plena alfabetização dos estudantes das escolas pĂșblicas.
MĂłdulo 3 - Perfis de leitores e prĂĄticas leitoras
Aborda os diferentes perfis de leitores e as possĂveis prĂĄticas de leitura para o desenvolvimento de leitores fluentes.
MĂłdulo 4 - Escolas e famĂlia formando leitores fluentes
Apresenta-se outras reflexĂ”es acerca da importĂąncia da fluĂȘncia na formação de leitores, do papel da escola na articulação com as famĂlias para a formação de leitores, alĂ©m de sugestĂ”es de algumas prĂĄticas de leitura possĂveis de serem desenvolvidas tanto no Ăąmbito da escola quanto em contexto das famĂlias.
Todos os conteĂșdos do curso, incluindo textos, vĂdeos, questĂ”es e demais recursos de cada um dos mĂłdulos estĂŁo licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição - NĂŁoComercial-SemDerivaçÔes 4.0 Internacional, conforme a descrição contida em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.
Para acessar o curso, clique aqui (https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15348/informacoes).
O MinistĂ©rio da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf) no Ăąmbito do Programa Tempo de Aprender: Formação Continuada de Profissionais da Alfabetização, disponibiliza o curso fluĂȘncia em leitura por meio do Avamec, um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem. As aulas sĂŁo gratuitas, com carga horĂĄria de 30 horas, e direcionadas especialmente aos professores alfabetizadores e aos coordenadores pedagĂłgicos, para que possam desenvolver as habilidades necessĂĄrias para formação dos estudantes.
Esse tipo de formação Ă© importante jĂĄ que a fluĂȘncia de leitura Ă© o elo que une a alfabetização com a compreensĂŁo do texto e Ă© voltada para crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental, em especial, aquelas do 1Âș e 2Âș ano.
O curso Ă© autoinstrucional, ou seja, sem tutoria, e estĂĄ dividido em quatro mĂłdulos, sendo eles: a concepção de leitura e de fluĂȘncia leitora; a avaliação de fluĂȘncia na alfabetização; os perfis de leitores e as prĂĄticas leitoras; e como as escolas e as famĂlias contribuem para a formação de leitores fluentes.
Para ser aprovado e obter o certificado, Ă© necessĂĄrio realizar a leitura de cada mĂłdulo, resolver as atividades propostas e atingir, no mĂnimo, 75% de aproveitamento.
Ao final do curso, espera-se que o cursista adquira as habilidades necessĂĄrias para a apropriação e o uso dos resultados da avaliação da fluĂȘncia em leitura, para serem utilizadas a favor dos seus prĂłprios estudantes.
MĂłdulos:
MĂłdulo 1 - Concepção de leitura e de fluĂȘncia leitora
Discorre sobre a concepção de leitura que fundamenta o processo avaliativo das habilidades de leitura em todas as etapas de ensino, de forma a subsidiar as proposiçÔes de estratégias de leitura.
MĂłdulo 2 - A avaliação de fluĂȘncia na alfabetização
Ă destacado como os resultados da avaliação de fluĂȘncia permitem a proposição de iniciativas mais adequadas para a plena alfabetização dos estudantes das escolas pĂșblicas.
MĂłdulo 3 - Perfis de leitores e prĂĄticas leitoras
Aborda os diferentes perfis de leitores e as possĂveis prĂĄticas de leitura para o desenvolvimento de leitores fluentes.
MĂłdulo 4 - Escolas e famĂlia formando leitores fluentes
Apresenta-se outras reflexĂ”es acerca da importĂąncia da fluĂȘncia na formação de leitores, do papel da escola na articulação com as famĂlias para a formação de leitores, alĂ©m de sugestĂ”es de algumas prĂĄticas de leitura possĂveis de serem desenvolvidas tanto no Ăąmbito da escola quanto em contexto das famĂlias.
Todos os conteĂșdos do curso, incluindo textos, vĂdeos, questĂ”es e demais recursos de cada um dos mĂłdulos estĂŁo licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição - NĂŁoComercial-SemDerivaçÔes 4.0 Internacional, conforme a descrição contida em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.
Para acessar o curso, clique aqui (https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/15348/informacoes).
Texto: MEC Foto: craquedaleitura