![]() |
Imagem: dominiocursosepalestras |
A comunicação nas nossas relações interativas cotidianas acontece automaticamente. Somos seres comunicadores. Tudo no universo se comunica. Os animais se comunicam por sons, cheiros e por elementos visuais. As bactérias se comunicam. Planetas, estrelas e satélites naturais se comunicam. A lua, por exemplo, se comunica com o mar, modificando as marés. Se comunicar é preciso para evolução de qualquer espécie. Nossa linha ancestral se comunica conosco através da herança genética e cultural. Enfim… o movimento da comunicação é natural e necessário.
Existem dois tipos de comunicação: a intra pessoal e a extra pessoal. Pouco se houve falar da comunicação conosco mesmo, ou seja, nossa conversa mental. Porém nossa conversa interna é tão ou mais importante que a comunicação social. Pois é com essa conversa, muitas vezes inconsciente, que se constrói nossa personalidade, nossos medos e coragens. Nossos conceitos, preconceitos, motivações, compulsões, vÃcios, vontades, etc.
As ansiedades e o stres são construÃdos a partir dessa conversa interna. Tudo isso se traduz na nossa forma de ação no mundo. Apesar de ser uma conversa surda para os outros. Ele é muito ruidosa, por assim dizer, para nós. O que você pensa e diz, internamente, sobre quem você é, sobre o mundo, suas possibilidades e suas probabilidades, determinam a forma como você age no seu cotidiano, diante das dificuldades, desafios e oportunidades. O mesmo evento tem significados diferentes para diferentes pessoas.
Uns podem perceber como perigo, outros como fato passÃvel de solução e outros ainda podem ver como oportunidade. Tudo vai depender de como você significa tal acontecido. Dizem que em tempos de crise, uns choram e outros vendem lenços. Vai depender de qual lado você se posiciona: vÃtima ou protagonista da sua história? O significado que você dá as coisas é construÃdo com a conversa constante que você tem consigo. É por isso que algumas pessoas têm medo de falar em público e outros se sentem à vontade diante de uma plateia. Alguns conseguem o sucesso, outros fracassam no mesmo ambiente e circunstâncias. Alguns carregam máguas por anos, outros perdoam e seguem leve e fluidos pela vida. Tudo isso está relacionado com o que você diz cotidianamente a você mesmo, no silêncio dos seus pensamentos. Para finalizar, gostaria de sugerir que você preste mais atenção a sua comunicação intrapessoal, ou seja, a conversa que você tem consigo mesmo. Isso pode mudar o seu destino.
Saudações de Luz
Abraço.
Carlos Silva