No vídeo é notório observar a rua intransitável, podendo acarretar até acidentes de transito no local, A prática é irregular e pode gerar multa
A prática desse tipo de descarte se configura crime ambiental, de acordo com a Lei n° 2221/2001, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente, e também pode resultar em autuação e multa, que varia entre R$30 e R$1500, dependendo da gravidade da irregularidade e da pessoa/empresa responsável pelo crime.
Apesar das constantes fiscalizações, o problema é recorrente no município. A Gestão Municipal reconhece o problema e vem trabalhando na implantação da coleta seletiva em Arapiraca, que passa a atender a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a de Nº 12.305, que engloba os princípios econômicos, ambientais e sociais.
A população já conta com três ecopontos, locais apropriados para o descarte de materiais sólidos, nos bairros Nova Esperança, Cavaco e Primavera, com funcionamento de segunda a sexta. Esses locais também já foram utilizados para o descarte irregular, nos finais de semana, um ato irresponsável e criminoso cometido por moradores da cidade.
No vídeo é notório observar a rua intransitável, podendo acarretar até acidentes de transito no local.