Apagão Eleitoral: Vereador Pastor Marcos Caetano se posiciona sobre a polêmica envolvendo as eleições municipais de 2020

 

Foto: Reprodução redes sociais


O parlamentar irá ingressar na justiça eleitoral para que as explicações referente ao atraso nas divulgações da votação seja esclarecido para o povo de Arapiraca.

O vereador Pastor Marcos Caetano do PROS afirmou para nossa reportagem que como representa o povo de Arapiraca como legislador, não irá abrir mão para que os órgão eleitorais esclareçam se os problemas ocorridos durante a apuração teria prejudicado de alguma forma as eleições municipais em todo território brasileiro e principalmente no município de Arapiraca.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou no último dia (15) que a demora na divulgação dos resultados da eleição este ano se deve a um problema na comunicação entre o sistema de totalização dos votos e o de divulgação. No entanto, de acordo com o tribunal, a totalização foi realizada normalmente. Entretanto, ocorreu um problema na transmissão e por isso a divulgação total não ocorreu com celeridade.

Vale ressaltar que as eleições municipais de 2020 foi a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Ainda de acordo com a Corte, isso traria algumas vantagens, como economia e segurança. O TSE diz que o atraso na divulgação dos resultados neste domingo não se deve a essa medida.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, disse que, com a centralização da apuração no TSE, foi possível baixar os custos. Além disso, como não há mais 27 possíveis alvos de ataque, a vulnerabilidade diminuiu. Janino destacou que a datacenter do TSE tem certificados internacionais de segurança.

"Os mais de 230 mil arapiraquenses, precisam de esclarecimentos mais precisos referente o pleito eleitoral, e se faz necessário maiores informações sobre a votação de cada candidato a vereador, na condição de vereador por este município,  ingressarei com este pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e se for preciso acionarei o TSE para que não haja dúvidas sobre a segurança do voto em especial das urnas eletrônicas" Disse o Marcos Caetano

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem