Foto: Reprodução redes sociais
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou na noite deste em entrevista à GloboNews que a Corte firmou uma parceria com as principais redes sociais para combater a disseminação de informações falsas nas eleições.
De acordo com o ministro, a parceria envolve WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram, Google e TikTok. Barroso afirma que as companhias se comprometeram com o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento de páginas e perfis com comportamentos "inautênticos e coordenados".
Antes mesmo da campanha eleitoral no início do mês, Fabiana Pessoa procurou a polícia civil e formalizou um Boletim de Ocorrência contra alguns veículos de comunicação que utilizam a liberdade de imprensa para cometerem crimes com a propagação do "Fake News"
Já em grupos de whatsapp dezenas de apoiadores de partidos contra Fabiana Pessoa, também usam a política como instrumento de ataques ofensivos contra adversários, prática totalmente inaceitável em plena democracia.
Ainda de acordo com Barroso, o tribunal pretende tornar os casos de remoção de postagens com informações falsas por decisão judicial uma exceção, e focar na prevenção. Assim, afirmou, as ferramentas a ser desenvolvidas pelas redes sociais trabalharão na remoção de perfis falsos, uso indevido de robôs e de impulsionamentos ilegais de conteúdo.
"Tem um financiamento privado. Nós vamos atrás do dinheiro também. Nós estamos atrás dessa gente, não pelas opiniões, mas pelo comportamento concertado de difusão de mentiras, de difusão de ódio, e de ataques à justiça eleitoral", Disse Barroso
Tags
BLOG ALOYSIO SANTOS