No próximo dia 30 de outubro, o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental João de Barro terá a honra de participar das celebrações do Centenário da cidade de Arapiraca, Alagoas, com um desfile especial que promete emocionar a comunidade e destacar as profundas transformações realizadas pelo Instituto.
Fundado em 2015 pela assistente social Aline Barros e seu irmão Dinho Barros, com o apoio do cofundador Elio Cavalcante e de sua família, o Instituto João de Barro é hoje uma instituição reconhecida nacionalmente. Com atuação ampliada e três unidades fixas, situadas na Vila Pau d’Arco, Bairro Santa Esmeralda e no Povoado Bálsamo, o Instituto leva atendimentos e ações sociais a diversas comunidades e povoados ao redor, incluindo: Cajarana, Taboquinha, Vila Frei Galvão, Laranjal, Furnas, Batingas, Sapucaia, Cangandu, Poço Santana, Boa Vista, Taquara e Sítio Lagoa do Mato. Este alcance consolidou o Instituto como um verdadeiro agente de transformação social, reconhecido por seu trabalho com as famílias e crianças dessas localidades.
Durante o desfile, o Instituto será representado por uma ala especial na Escola Professor Luiz Alberto de Melo, onde será contada a história de sua chegada à comunidade da Vila Pau d’Arco em 2015. Essa presença trouxe a Arapiraca iniciativas voltadas ao desenvolvimento social e socioemocional, gerando um impacto positivo na vida de centenas de famílias e comunidades ao redor.
Atualmente, o Instituto João de Barro atende diretamente 588 crianças e suas famílias, promovendo inclusão social e trabalhando temas de desenvolvimento humano. A história do Instituto é, sem dúvidas, um presente para Arapiraca, uma cidade que celebra seu centenário acolhendo e reconhecendo o legado de um trabalho que transforma vidas e fortalece o tecido social de toda a região.