![]() |
Foto: IPPr |
Mas não é desse tipo de venda que você está pensando. Falo da venda social. E o que é uma venda social?
Primeiro vamos entender o que ela não é.
Não é uma operação comercial.
Não envolve valor monetário e não é a troca de um produto por um preço estabelecido.
Também não é o escambo (troca de produtos por outros, praticado largamente antes da invenção do dinheiro e entre povos nativos).
Mas envolve troca sim. Troca de valores emocionais, sociais e pessoais. Toda interação humana é uma venda social.
Pois as negociações psico-emocionais acontecem naturalmente, quer seja numa conversa banal ou num contato formal. Quer seja na tentava de conseguir um favor, Na persuasão. Na dissuasão…
Enfim, os contatos humanos são permeados pelas vendas sociais.
Na verdade, leitor. Você só existe como “Você” por causa de uma venda, acredita?
Seu pai e sua mãe cruzaram o olhar pela primeira vez, depois veio a aproximação, a abordagem, uma possÃvel negociação. Isso deve ter demorado um tempo. Mas aconteceu. A troca racional de elementos, a emocional de sentimento e a biológica de ação. Daà se originou o “Você” que você é.
Estou, na verdade, falando sobre relacionamentos humanos interativos
Relacionamento é a base de qualquer tipo de venda. Social ou comercial, toda venda só existe mediante uma compra e toda compra implica numa venda. Isso é lógico, porém as pessoas costumam dissociar esses dois elementos. Tanto é, que existem muitos e muitos cursos e palestras sobre vendas. E não vejo cursos sobre compras. Sobre o que motiva as compras. Então as vendas comerciais se fundamentam em um só polo. Já nas vendas sociais, fica mais claro esses caminho de dupla via.
Ex.: quando você deseja um “bom dia” para alguém, você espera uma resposta no mesmo tom. Existe aà uma conotação de que você é vendedor e comprador numa única troca de valores.
Espero ter conseguido clarear um pouco sobre o que são vendas sociais.
Pois toda essa conversa é para incentivar você a se observar e se melhorar como vendedor social. Praticar uma comunicação assertiva. Se treinar a ser empático nos relacionamentos com os outros, pensar duas vezes antes de responder a um desaforo na mesma moeda e ter cuidado para não ferir mortalmente o ego alheio. Enfim, que você amiga/amigo cuide mais, a partir de hoje, em construir pontes de ligação e derrubar as paredes e muros impeditivos para seu pleno exercÃcio social.
Torne- se um(a) vendedor(a) imbatÃvel.
Um abraço de Luz
LUZ - de lucidez
LUZ - de iluminação na sua busca existencial.
São votos do amigo Carlos Silva.