COLAPSO NA SAÚDE PÚBLICA: Suspensão na testagem de pessoas com suspeita de Covid-19 pela Prefeitura de Arapiraca é alvo de críticas

 

Foto: Prefeitura de Arapiraca

Nas redes sociais, internautas denominaram o fato de irresponsabilidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Arapiraca.

Apartir desta quarta-feira (24), a aplicação de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nas unidades de saúde municipais de Arapiraca estão suspensas por tempo indeterminado. Os profissionais de saúde que trabalham nas UBS, Unidade Sentinela e 5° Centro foram informados da decisão por meio de nota informativa publicada pela prefeitura de Arapiraca.

Segundo a Prefeitura, Arapiraca registrou um aumento significativo de atendimentos, tanto na Unidade Sentinela quanto no Centro de Triagem do 5º Centro de Saúde. Consequência disso foi o aumento no número de testes feitos.

Em 2020, A gestão anterior da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e o ex-gestor, chegou a afirmar no dia em que Arapiraca adquiriu milhares de testes, que "A medida, de acordo com o prefeito, é mais uma estratégia do Município para auxiliar à população no diagnóstico da doença. “A partir da ampliação da oferta de testes rápidos, nós estamos cuidando ainda mais da população. Com o diagnóstico rápido é possível realizar um melhor monitorando dos casos e fazer os devidos encaminhamentos em tempo hábil para o tratamento da doença“, justificou o prefeito Rogério Teófilo na época.

A Prefeitura de Arapiraca ressaltou que os testes existentes serão destinados aos pacientes atendidos na Unidade Sentinela que tenham indicação de internação hospitalar, devido a exigência por parte da regulação estadual.

Os testes disponíveis deverão ser utilizadas apenas nos pacientes com sintomas graves, que precisam de cuidados hospitalares.


Segue a nota:

Arapiraca registrou um aumento significativo de atendimentos, tanto na Unidade Sentinela quanto no Centro de Triagem do 5º Centro de Saúde. Consequência disso foi o aumento no número de testes feitos.

A regulação de leitos nos hospitais de Alagoas exige a confirmação, via teste ou exame clínico, de infecção por coronavírus. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde achou por bem reduzir a disponibilidade de testes para os casos suspeitos de Síndrome Gripal que não apresentam sintomas mais graves. Os testes existentes serão destinados aos pacientes atendidos na Unidade Sentinela que tenham indicação de internação hospitalar, devido a exigência por parte da regulação estadual.

A Prefeitura de Arapiraca já está com trâmite em andamento para compra emergencial de novos testes, mas ratifica que o atendimento aos pacientes continuam sendo feitos normalmente.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem