O "Zero" votos para as candidatas femininas nas eleições em Arapiraca e o seu significado

Foto: Reprodução redes sociais (Livro)

[ " ]ABRE ASPAS

No Brasil, mais de 5 mil candidatos não receberam nem um voto sequer nas eleições municipais de 2020, segundo levantamento obtidos com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, 65% são mulheres.

Em Arapiraca, o fato que é corriqueiro voltou a preocupar, segue a lista das siglas com candidatas com "zero votos"

1° PMN com 4 mulher sem voto

2° AVANTE, DEM, PROS e PV com 1 mulher sem voto

Segundo o jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves, o fato de não ter recebido voto não configura irregularidade, mas a grande proporção de mulheres é um indício. "O normal seria seguir a mesma proporção do registro de candidaturas. Se 1% teve problema, é normal que 70% sejam homens e 30%, mulheres. Se é o inverso, isso é um indício (de que há algo errado)."

Estão zeradas de votos, mas são visivelmente toleradas para um bom resultado, elas levam um "Zero" de grande importância para os resultados das urnas. É esse zero que soma, acredite!

O que diz o Ministério Público:

O Ministério Público Eleitoral costuma fazer a varredura dos candidatos para identificar possíveis laranjas. Além da falta de votos, a inexistência de gastos de campanha e fotos e documentos retirados da internet como outros possíveis indícios.

"Se a pessoa não teve voto algum e nem gasto algum, isso vai formando elementos para que, se o MP entender, possa iniciar um procedimento investigatório para ver se a candidatura é uma fraude ou não."

[ " ]FECHA ASPAS





 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem