27 de Agosto dia do Psicólogo (a). Em Maceió, a categoria terá representação na eleição municipal de 2020.

 O Dia da Psicóloga e do Psicólogo sempre foi comemorado no dia 27 de agosto, data de publicação da Lei 4.119/62 que regulamentou a profissão de psicóloga(o) no Brasil. Porém, não existia uma lei formalizando a celebração, como ocorre com outras profissões. Em 2016, foi instituído o dia 27 de agosto como data comemorativa oficial do Dia Nacional do Psicólogo, a partir da Lei 13.407/2016.

Fonte:  Conselho Federal de Psicologia



PAULINHO LIMA  FOTO: REPRODUÇÃO


Este ano, acontecerá as eleições municipais em todo o Brasil. Hoje, 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo, e em Maceió terá um candidato a vereador, que busca lutar pelo fortalecimento da categoria. Paulo Roberto, mais conhecido como Paulinho Lima, é Psicólogo, e tem uma trajetória na política. Paulinho Lima está em busca de uma vaga para câmara municipal de Maceió, e tem um discurso de luta pela profissão. Por este motivo entrevistamos como pré-candidato a vereador por Maceió, Paulinho Lima.


1- Você como Psicólogo, o que te fez ser também um político?

Primeiro eu quero agradecer o espaço e parabenizar o Alagoas Contigo, pela forma democrática que trabalha, e pelo papel importante que vem fazendo na comunicação em Alagoas.

Mas vamos lá, respondendo está pergunta...
Todos nós somos seres políticos. Não existe neutralidade, que isso fique bem claro. Do sujeito que se posiciona, ao que não se posiciona, são atos políticos.

Mas veja só, desde o período da graduação que eu participo das lutas por uma sociedade mais justa. Hoje eu sou filiado a partido político, e sou pré-candidato a vereador por Maceió, mas o meu engajamento na política vem antes da minha filiação partidária. Na faculdade eu fiz parte do movimento estudantil, onde tive a oportunidade de coordenar o centro acadêmico e representar os estudantes de psicologia do Cesmac, faculdade em que me formou. 

2- Psicologia e política dão certo? o que se pode dizer sobre isso?

Na verdade a psicologia é política, porque lidar com o sujeito que é um ser social. Todo e qualquer sujeito que o psicólogo tem contato seja lá na atuação clínica ou em algum espaço que permite uma abordagem mais ampla, tem histórias, tem demandas que estão inteiramente ligadas às questões sociais. 
Não existe a psicologia afastada da política, e me preocupa muito o profissional que pensa o contrário. Me questiono o que esse profissional entende como conceito, de ser humano, um ser que é biopsicossocial.

3 - Porque é importante a psicologia ter um representante candidato à Câmara municipal de Maceió? 

É importante para qualquer categoria tem um representante lutando pela classe. Isso fortalece a profissão, e traz muitos benefícios ao profissional.

O profissional da psicologia precisa ter mais direitos e mais espaços de trabalho no setor público por exemplo. Não temos muitos concursos públicos para o psicólogo, e não temos muitos profissionais em alguns espaços públicos. nós não temos piso salarial, nem carga horária mínima de trabalho, esse é um debate que já ocorre em âmbito nacional, mas o que a gente puder fazer por aqui no nosso município, vamos à luta para fazer.

4 - Neste dia do psicólogo o que você tem a dizer aos colegas, que estão nessa profissão tão importante para a sociedade?
 
Desejo um feliz dia do psicólogo, e que possamos cada vez mais construir uma unidade na categoria, quando o objetivo for fortalecer a profissão, porque isso é de interesse de todos nós quem somos psicólogos.

Desejo também aos estudantes de psicologia que estão na graduação, que aproveitem o período de formação, e que saiam da graduação,  defensores da Psicologia e do Profissional da Psicologia. Vamos à luta.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem