A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) assinou, nesta segunda-feira (21), um Termo de Fomento com a Casa de Ranquines - Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e FamÃlias. O financiamento integral do estado vai garantir recurso para acolhimento provisório e alimentação diária de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP) no valor de R$ 1.920.000,00 anual. A Casa de Ranquines acolhe pessoas desabrigadas por abandono, em situação de rua, em processo de migração, em trânsito, sem residência e sem condições de se sustentar. Além do acolhimento, o financiamento proporcionará a oferta de cuidados de higiene pessoal, lavanderia e avaliação das condições de saúde dos acolhidos.
Frei João Maria, diretor da Casa de Ranquines, explica a importância de receber suporte financeiro integral do estado. “Para nós, é uma alegria muito grande fechar esta parceria com a Seades. Nós podemos ver o compromisso do estado com as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Graças a Deus, com a assinatura deste Termo de Fomento, vamos conseguir dar maior dignidade aos nossos acolhidos. Vamos priorizar tudo o que for necessário para que eles saiam do serviço encaminhados e retornem ao convÃvio social”, disse o diretor da Casa de Ranquines.
Além da Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Pessoa, e do Frei João Maria, a assinatura do Termo de Fomento contou com a presença da vereadora por Maceió, Teca Nelma, e das equipes da Seades e do abrigo institucional. A Casa de Ranquines é o segundo maior abrigo do paÃs, com capacidade para receber até 600 pessoas.
FONTE: SEADES ALAGOAS
REEDIÇÃO: ALOYSIO SANTOS