Não é novidade o fato de que o inesperado
surgimento do novo coronavÃrus implicou em mudanças bruscas em praticamente
todas as esferas da sociedade, exigindo de nós o desafio da implementação de novos
hábitos para o dia a dia.
A iniciativa das autoridades públicas
em decretar as medidas de isolamento social tem se mostrado uma decisão
necessária no sentido de evitar a rápida propagação do vÃrus e preservar a vida
dos cidadãos. Além disso, tais medidas estão amparadas nas orientações das principais
instituições cientificas da área de saúde do paÃs e do mundo, como é o caso da
Organização Mundial de Saúde – OMS.
Diante desta nova condição, imposta
pelo novo coronavÃrus, as instituições de ensino do paÃs, sejam elas de
iniciativa pública ou privada, incluÃdo tanto escolas de Educação Básica, quanto
Instituições de Ensino Superior, repentinamente paralisaram suas atividades
presenciais e, consequentemente, muitas tem buscado estratégias para minimizar os
efeitos da ausência das aulas presenciais para seus estudantes.
Neste sentido, considerando-se que as
escolas de Educação Básica têm procurado manter o contato com seus estudantes, buscando
estimular e orientar a realização de tarefas escolares para desenvolvimento de conhecimentos
básicos necessários é atribuÃdo aos pais uma maior parcela de responsabilidade.
É de importância fundamental que os responsáveis
pelas crianças ou adolescentes os auxiliem e estimulem na realização das
atividades solicitadas pelos professores.
Temos consciência de quão difÃcil
seja esta função a ser desempenhada pelos responsáveis. Pois, além destes não
serem especialistas em educação, é necessário reconhecer que não houve qualquer
preparação para o desempenho desse trabalho; são solicitadas muitas atividades;
o acompanhamento do estudante requer significativa demanda de tempo diário -
principalmente aqueles matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental que
se encontram em processo de alfabetização e têm menos autonomia para realizar as
atividades; a internet em muitos casos não funciona a contento entre outras
situações que os responsáveis têm se deparado.
Todavia, apesar de todas as dificuldades,
o esforço é necessário, pois o papel que os pais podem desenvolver em casa junto
ao estudante será decisivo para mitigar os efeitos da ausência das aulas
presenciais. Assim, na procura de um direcionamento aos pais, destacamos alguns
pontos considerados relevantes por contribuÃrem para o alcance de melhores
nÃveis de aprendizagem:
- Definição de uma rotina diária
clara com horário especificado para realização das tarefas;
- Adequação de espaço para estudo, devendo
ser silencioso, com boa iluminação e ventilação. Isso possibilita melhor
concentração para o estudante;
- É necessário evitar situações que possam
deixar a criança ansiosa para concluir a atividade, ou que induza a querer
paralisar a atividade antes de sua conclusão. Desta forma é importante destacar
que o acesso a jogos em meios eletrônicos imediatamente antes ou após as
tarefas contribui para elevar o nÃvel de ansiedade da criança, devendo,
portanto, ser evitado;
- Não ofereça respostas prontas,
permita que o estudante tenha autonomia, quando o mesmo apresentar dúvidas
procure orientá-lo de modo que ele perceba os caminhos para encontrar o que
está sendo solicitado nas tarefas; e
- Para finalizar, seja compreensivo
com os “erros” da criança na realização das tarefas, lembre-se que elas estão
em processo de aprendizagem, estas ocasiões são oportunidades para que se possa
auxiliar ela a compreender o conteúdo com mais clareza.