O PAPEL DOS PAIS DIANTE DO DESAFIO DE ACOMPANHAR AS TAREFAS ESCOLARES DOS FILHOS EM TEMPOS DE QUARENTENA





Não é novidade o fato de que o inesperado surgimento do novo coronavírus implicou em mudanças bruscas em praticamente todas as esferas da sociedade, exigindo de nós o desafio da implementação de novos hábitos para o dia a dia.
A iniciativa das autoridades públicas em decretar as medidas de isolamento social tem se mostrado uma decisão necessária no sentido de evitar a rápida propagação do vírus e preservar a vida dos cidadãos. Além disso, tais medidas estão amparadas nas orientações das principais instituições cientificas da área de saúde do país e do mundo, como é o caso da Organização Mundial de Saúde – OMS.
Diante desta nova condição, imposta pelo novo coronavírus, as instituições de ensino do país, sejam elas de iniciativa pública ou privada, incluído tanto escolas de Educação Básica, quanto Instituições de Ensino Superior, repentinamente paralisaram suas atividades presenciais e, consequentemente, muitas tem buscado estratégias para minimizar os efeitos da ausência das aulas presenciais para seus estudantes.
Neste sentido, considerando-se que as escolas de Educação Básica têm procurado manter o contato com seus estudantes, buscando estimular e orientar a realização de tarefas escolares para desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários é atribuído aos pais uma maior parcela de responsabilidade.  Ã‰ de importância fundamental que os responsáveis pelas crianças ou adolescentes os auxiliem e estimulem na realização das atividades solicitadas pelos professores.
Temos consciência de quão difícil seja esta função a ser desempenhada pelos responsáveis. Pois, além destes não serem especialistas em educação, é necessário reconhecer que não houve qualquer preparação para o desempenho desse trabalho; são solicitadas muitas atividades; o acompanhamento do estudante requer significativa demanda de tempo diário - principalmente aqueles matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se encontram em processo de alfabetização e têm menos autonomia para realizar as atividades; a internet em muitos casos não funciona a contento entre outras situações que os responsáveis têm se deparado.
Todavia, apesar de todas as dificuldades, o esforço é necessário, pois o papel que os pais podem desenvolver em casa junto ao estudante será decisivo para mitigar os efeitos da ausência das aulas presenciais. Assim, na procura de um direcionamento aos pais, destacamos alguns pontos considerados relevantes por contribuírem para o alcance de melhores níveis de aprendizagem:
- Definição de uma rotina diária clara com horário especificado para realização das tarefas;
- Adequação de espaço para estudo, devendo ser silencioso, com boa iluminação e ventilação. Isso possibilita melhor concentração para o estudante;
- É necessário evitar situações que possam deixar a criança ansiosa para concluir a atividade, ou que induza a querer paralisar a atividade antes de sua conclusão. Desta forma é importante destacar que o acesso a jogos em meios eletrônicos imediatamente antes ou após as tarefas contribui para elevar o nível de ansiedade da criança, devendo, portanto, ser evitado;
- Não ofereça respostas prontas, permita que o estudante tenha autonomia, quando o mesmo apresentar dúvidas procure orientá-lo de modo que ele perceba os caminhos para encontrar o que está sendo solicitado nas tarefas; e
- Para finalizar, seja compreensivo com os “erros” da criança na realização das tarefas, lembre-se que elas estão em processo de aprendizagem, estas ocasiões são oportunidades para que se possa auxiliar ela a compreender o conteúdo com mais clareza.  

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