Governo Estadual Deixa Faltar Sangue em Hospitais de Arapiraca



Pacientes que estão esperando sangue para procedimentos cirúrgicos reclamam que não há kit de testagem sorológico e isso trás riscos de morte a quem precisa de transfusão. Eles afirmaram que, segundo informações, existe doadores, há sangue estocados, mas como os kits estão em falta, as bolsas não chegam aos pacientes, um dos grandes problemas esta no Hospital Chama causando indignação aos usuários do sistema de saúde estadual

Já houve denúncias sobre o assunto e o governo informou que resolveria a situação, mas o problema persiste. Inúmeros pacientes estão aguardando a liberação do sangue para fazerem suas cirurgias. O problema está nos dois hemocentros do Estado, HEMOAR E HEMOAL. “O sangue estão lá, mas não pode ser liberado e que a falha logística é da gestão estadual responsabilizado a secretaria estadual pela falta dos kits de sorologia” Disse um dos pacientes.

Em um relato, o parente de um dos pacientes que espera pelo sangue diz: “familiares doaram sague para seu parente, o sangue foi doado e está lá, mas pela falta dos kits sorológicos o procedimento foi adiado pela falta do sangue A+ , afirmaram que havia pouco sangue liberado no hospital, eles estavam desesperados” .

O sangue que está estocado aguarda a testagem para poder ser liberado aos pacientes e o governo fez suas promessas e se ausenta das responsabilidades, não podemos esperar, são nossos familiares que corem o risco de vida, eles não entendem isso? são vidas que estão em perigo! Afirma outro entrevistado.

Com funciona
Quando a doação e feita, as bolsas ficam armazenadas em Arapiraca, uma mostra de sangue de cada bolsa vai para Maceió e lá é feito os testes para detectar HIV, SIFILIS, DOENÇA DE CHAGAS, HEPATITE B e C E HTLV. Quando o resultado dos testes é conhecido, as informações são devolvidas aos locais de origem e o sangue coletado é liberado para os pacientes ou descartado seguindo os padrões de segurança pedidos.

Sem os resultados do teste as bolsas não podem ser liberadas para os hospitais na medida em que eles precisam. A falta dos kits para fazerem os testes gera inúmeros transtornos e até desespero, o sangue estocado tem validade de apenas 35 dias e pode ser descartadas bolsas de sangue que pode salvar vidas. Do que serve, para a população, as campanhas de doação de sangue que se espalham pela mídia se estes sangue doados podem se perder por problemas de mau gerenciamento logístico? Como fica os doadores ao saber que seu sangue pode ir para o lixo ao invés de ajudar ao próximo? Quem se responsabilizará quando, em uma cirurgia, o sangue faltar e causar a morte do usuário d sistema de saúde do estado?

Por :Genival Silva/Minuto Nosdeste

Edu Santos

Edu Santos: Graduando em Licenciatura Letras/Francês e suas respectivas literaturas e Filosofia. Pesquisador na área de inicio a Docência para Ensino Básico e Alfabetização de Jovens e Adultos. Amante da Literatura, da Filosofia, da Língua e da Linguagem. Membro efetivo voluntário da Brinquedoteca Alegre e Brinque.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem