Foto: Prefeitura de Arapiraca
[ " ]ABRE ASPAS
Com o início do ano legislativo se aproximando, os 19 representantes do povo de Arapiraca se preparam para executar suas atribuições, mas o árduo desafio exigirá técnicas de mestres para junto com executivo transformar Arapiraca em município para lá de desenvolvido.
A ansiedade de propagar ações já desenvolvidas para os seguidores da imprensa arapiraquense, demonstra que o papel do vereador é apenas de apanhar o lixo na hora certa e sugerir algo, e este fato é deplorável para toda sociedade que aguarda um novo tempo.
Para refletirmos é notório observar que quando os candidatos são eleitos pela primeira vez, quase todos chegam com muitos sonhos e uma grande vontade de crescer na política e quem sabe conquistarem novos postos na escalada do poder. Nessa corrida por novas conquistas, apenas uma minoria consegue ultrapassar as fronteiras dos municípios. Uma outra fatia consegue a reeleição e o restante acaba ficando na câmara apenas por um mandato.
Para ser um bom vereador, é preciso estudar muito, conhecer o processo legislativo e acima de tudo ter discernimento do tema em debate além de uma boa oratória e dicção esmerada. Parlamentar nenhum consegue se destacar perante os demais se não participar efetivamente da tribuna do parlamento e nela expressar com veemência e argumentos convincentes.
Portanto, não adianta tentar ser um bom parlamentar, com atuação decisiva em todos os setores da câmara se o vereador não consegue expressar corretamente. O vereador despreparado em relação ao vernáculo, dificilmente vai conseguir um destaque na casa legislativa, correndo um sério risco de se transformar em um parlamentar inexpressivo, mesmo que consiga se reeleger várias vezes.
O vereador precisa pelo menos saber falar. Falar bem e com conhecimento de causa é melhor ainda, mesmo porque para fazer a defesa de um projeto, não basta ser um bom orador, é preciso conhecer a legislação e acima de tudo dominar o processo legislativo.
[ " ]FECHA ASPAS